“Um dia nós seremos arrebatados, seremos tomados e recebidos em Sua presença”

O  Arrebatamento dos Santos

“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça… Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. (Mateus 24:34,42)

Sabemos que estamos vivendo no fim dos últimos dias, e mesmo que não saibamos a hora ou o dia da Sua vinda agradecemos a Deus pois Ele nos dá muitos sinais para que possamos julgá-los, discerni-los e saber como nos comportar, ou como agir. Nosso Senhor está hoje ausente deste mundo, ainda que o Seu Espírito esteja aqui, ainda que Ele venha em Seu Espírito e habite em nós. Ele nunca nos deixa nem nos abandona. Ele está sempre conosco; e no entanto, em um outro sentido, Ele está ausente hoje. Mas sabendo que Ele nos prometeu que voltará, somos-lhe gratos.

Ele voltará para nos tomar para Si mesmo, e esta é a nossa bendita esperança. Temos uma esperança que está muito, muito próxima, e essa esperança é a presença do Senhor. Desejamos tanto de ter dentro de nossos corações amor e anseio real pela Sua presença. Que diariamente nós sentimos saudades Dele, e que queremos que Ele volte.

Ficamos surpresos quando descobrimos que a palavra arrebatamento não está nas escrituras. O que encontramos nas Escrituras são palavras tais como “receber, elevar, apanhar, pegar”. Estas são as palavras que você encontrará na Bíblia. Ainda que essas palavras sejam diferentes, quando você lê  a versão original grega, descobre que basicamente essa palavra é lambano, a qual significa “receber” ou “tomar”.

Analambano

Algumas vezes a palavra é analambano, “ana” significa “para cima”; em outras palavras, receber ou levar para cima, elevar, ser assunto”. Encontramos esta palavra em Atos:
“Até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado ás alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir” (Atos 1:11)
“Começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da Sua ressurreição” (Atos 1:22).
Paralambano

Em outros lugares você que a palavra ainda é lambano só que paralambano, em outras palavras, “tomar ou receber para si mesmo”. Esta é a palavra que encontramos em Mateus 24:40.
“Então dois estarão no campo, um será tomado e deixado o outro. Duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e deixada a outra”.

A palavra aqui mencionada é paralambano, você ´pode encontrá-la também em Lucas 17:34 e 35.
“Digo-vos que naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado e deixado e o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada e deixada a outra”. A mesma palavra encontrada em João 14:3 quando o nosso Senhor Jesus confortou os Seus discípulos dizendo: Não se turbe o vosso coração… voltarei e vos receberei para mim mesmo”. Aqui também a palavra utilizada é paralambano.

Harpazo

Existe ainda outra palavra grega usada com o mesmo significado. É a palavra harpazo. A palavra harpazo significa “tomado” ou “apanhado” e é a palavra usada, por exemplo, em atos 8. Lembramo-nos da história de Felipe, quando no deserto ele pregou Cristo ao eunuco e, após o eunuco ter sido batizado de repente ele foi tomado.

“Quando saíram da água o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco…” (Atos 8:39).
A mesma palavra harpazo é também usada em II Coríntios 12, quando Paulo Estava relatando sua experiência a Qual lhe acontecera catorze anos antes dele escrever esta carta. Ele disse: “Conheço um homem em Cristo que, Há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu…” (II Coríntios 2-4).

Nestas sentenças a palavra usada é harpazo. Portanto, em grego, existem várias palavras que são utilizadas mas todas levam o mesmo significado. É por isso que temos o termo arrebatamento, porque todas essas palavras falam de arrebatamento.
Sendo um povo celestial, um povo que pertence ao céu e não à terra, é natural que os santos, a igreja seja arrebatada um dia. Sim, um dia nós seremos arrebatados, seremos tomados e recebidos em Sua presença, e então estaremos com Ele para Sempre.

Stephen Kaung
Fonte: Revista À Maturidade

12-autores_singleStephen Kaung (Jiang ShouDao) é um obreiro, conferencista e escritor cristão que vive em Richmond, Virginia, EUA. Ainda adolescente, Kaung se converteu ao Senhor Jesus e foi ativo na Igreja Metodista da China, onde seu pai era ministro.No início dos anos de 1930 ele teve seu primeiro encontro com Watchman Nee e juntou-se a ele em ministério de tempo integral, cooperando na China até 1949, quando passou a envolver-se na obra cristã em outras partes do mundo.

Deixe uma resposta